segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Saúde - Pele Saudável x Função Intestinal:








Alimentação saudável atua de diversas formas para a saúde da pele:
 

A pele do rosto é uma das áreas mais delicadas do nosso corpo.  Portanto devemos sempre manter uma rotina de cuidados para manter  a aparência saudável do que é, afinal de contas o nosso cartão de visitas. Além da rotina diária de tratamento que engloba a tríade: limpar+tonificar+hidratar não podemos esquecer de outros fatores que interferem na saúde da pele, no caso, do rosto, como a seguir:
Demaquilante é essencial para quem usa maquiagem. Nunca deixe de remover os resíduos de maquiagem! A maquiagem por muito tempo na pele pode, entre outras coisas,  irritar a pele e e obstruir os poros, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.
Proteção Solar: Deve ser usado todos os dias do ano como uma rotina sagrada, tipo escovar os dentes. Ele protege contra o envelhecimento precoce, aparecimento de manchas e doenças sérias como o câncer de pele. 

Alimentação: Sem uma alimentação adequada nenhuma rotina de tratamento é eficaz. Alimentar-se bem é fundamental para a qualidade da pele como um todo, especialmente a do rosto. 

"A pele reflete o estado de saúde que nosso organismo se encontra. É sabido ainda, que a alimentação está intimamente relacionada com nossa saúde e bem-estar. Assim, pode-se concluir que a alimentação pode ser decisiva para a saúde da pele".

A alimentação influi diretamente na qualidade da função intestinal, que é um importante fator de saúde e equilíbrio do nosso corpo.
Segundo o  Dr. Tiago Almeida, especialista em colonterapia,  "uma alimentação pobre em fibras e líquidos, atividades sedentárias e estresse provocam problemas gastrintestinais, dificultando o processo natural de digestão e eliminação dos alimentos, causando a tão conhecida prisão de ventre". E aí que mora o problema, já que os detritos que deveriam ser eliminados, permanecem no intestino grosso durante muito tempo, produzindo material tóxico. Por sua vez, estas toxinas serão novamente absorvidas pelo organismo, produzindo uma 'auto-intoxicação'. "Quando o intestino não consegue eliminar estas toxinas, quem sofre é a pele, o fígado e os rins, que ficam sobrecarregados". Afirma.
Ele explica que este excesso de toxinas é um dos causadores da celulite, acne e intolerância alimentar. Isso ocorre devido ao aumento da permeabilidade intestinal. Ultrapassando a barreira mucosa intestinal as toxinas transformam-se em corpo s estranhos para o organismo. Elas também se encontram em produtos industrializados, condimentos e refrigerantes.
No Brasil, a prisão de ventre é um problema muito frequente. Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, 20% dos brasileiros (ou 1/5) sofrem deste mal. Segundo estimativas da própria Federação,  as mulheres sofrem de 3 a 4 vezes mais com o problema, sendo maioria nas queixas em consultório.

Como resolver? Muitas pessoas buscam a solução mais rápida, o uso de laxativos que são vendidos sem problemas nas farmácias. O laxativo ajuda sim, mas os gastroenterologistas desencorajam o uso crônico dos mesmos, porque o intestino torna-se dependente deles. A regularidade do intestino deve ocorrer sem laxantes. Uma ocasional pequena lavagem é preferível que o uso crônico de laxantes.
 
A melhor maneira de regular a função alimentar é através de atividades físicas (que é extremamente eficaz nestes casos, além dos demais benefícios para a função cardiovascular, saúde, bem estar gerais).
Outra maneira de regular a função intestinal que também trás consigo inúmeros benefícios é uma alimentação saudável, que deve ser rica em cereais e fibras são essenciais na correção e prevenção da prisão de ventre.

- Pão de centeio, farelo e cereais.
- Cereais como arroz, trigo, milho, aveia, granola, 
- Vegetais: raízes, folhas verdes ou vegetais cozidos com fibra (repolho).
- Frutas: compotas ou frutas frescas.
- Tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, inhame...)
- Iogurtes, que podem ser enriquecidos com fibras ou lactobacilos vivos.
Por que as fibras são tão importantes ? Porque a fibra é a parte indigesta encontrada nestes alimentos e elas assim, vão direto para o intestino, melhorando a função intestinal.
De acordo com a nutricionista Adriana Kachani, "existem dois tipos de fibras. As solúveis, presentes principalmente nos cereais, tubérculos, polpa de frutas e legumes, são as responsáveis pela formação do bolo fecal. Já as fibras insolúveis presentes nas cascas destes alimentos e nas folhas de hortaliças são responsáveis pelo aumento da motilidade intestinal".
E as barrinhas de cereais?  
"Muita gente as consome abundantemente pra melhorar o intestino, mas o efeito é contrário, pois não tomam água. O que acontece é que o bolo fecal é formado, mas “entala”, pois as paredes do intestino não estão umedecidas o suficiente para que esse bolo seja eliminado. Comam barras de cereais, mas tomem água" afirma.
 Adriana também explica que a água é nosso emoliente natural, é ela que faz com que as paredes intestinais fiquem suficientemente umedecidas para que o bolo fecal possa transitar pelo intestino até sair em forma de fezes.  Nosso corpo é constituído em até 70% de água. "Quando não consumimos o suficiente para repor os gastos diários, um dos primeiros locais que sente o problema é o intestino, pois a água é totalmente desviada para locais que nosso organismo julga mais importante".
Lembrando que o ideal é que a alimentação saudável ande lado a lado com os exercícios físicos.  
Mas atenção pessoas 'praticantes' das dietas malucas e variadas:  A nutricionista  alerta que muitas pessoas reclamam de prisão do ventre  quando na verdade não comem o suficiente para fazer um bolo fecal adequado. Principalmente aquelas com dietas muito restritivas.  Dieta não é comer o pouco é comer o suficiente e o necessário para a saúde e bom funcionamento do organismo!!!!
Então façam suas dietas seguindo orientação de médicos e nutricionistas, ok? Bom lembrar que se nada disso adiantar, você deve procurar ajuda médica.  Bom pessoal, espero que meu post tenha ajudado. Não se esqueçam que uma pele saudável depende, além dos cuidados básicos e rotineiros, de uma boa função intestinal. Isso é determinante para nossa Saúde e bem estar.  Fiquem atentas e comam direitinho. ;-)  Até mais!!! 
Marcela
A beleza depende de um organismo equilibrado!   
  
Referências:
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Não reparem na edição do post, nem sempre o blogger coopera comigo!rsrsrs no mais eespero que esta matéria seja útil para vcs!bjs

    ResponderExcluir